terça-feira, 27 de abril de 2010

Reflexão sobre "Filosofia Cristã"

Primeiramente, antes que venhamos afirmar acerca da possibilidade de haver uma “Filosofia Cristã” é necessário que busquemos definir o que seja filosofia.

Ora, filosofia é uma palavra grega que denota etimologicamente: “amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber”.

“Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.”

Tendo em vista tal definição poderíamos afirmar que os pensadores medievais não eram filósofos? Ou partindo de tal informação, que não há uma “Filosofia Cristã”?

Se ousarmos alegar, portanto, que os pensadores da Idade Medieval não eram filósofos teremos que provar que esses não amavam a Sabedoria e que a ela não dedicavam suas vidas.

Considerando que “o temor do Senhor é o princípio da ciência” e que Ele dá sabedoria aqueles que a busca; devemos admitir a expressão: “Filosofia Cristã”. Pois neste âmbito Deus não é apenas Aquele que dá sabedoria aos que a almeja e a deseja, e sim, à Própria Sabedoria.

Sendo assim, porque não admitiríamos falar numa “Filosofia Cristã”, se Cristo é o “Verbo”, à Própria Sabedoria? Sendo Cristo a Própria Sabedoria é mais que justo falarmos de uma “Filosofia ‘Sophia’”, isto é, “Filosofia Cristã”.

Tendo em vista que a ‘escolástica desenvolvida na Idade Medieval’ buscava a “Sabedoria”, que tais pensadores amavam a “Verdade” não poderíamos deixar de atribuir a ela o título de “filosofia”, apenas porque tais pensadores adotaram a “Revelação”.

Ora, o que é revelação? Não é a forma de Deus comunicar ao homem sua verdade? Mas, se Cristo é a Própria Sabedoria porque Este não poderia se revelar ao homem? E mais, quem seria tolo ao ponto de na busca pela Sabedoria rejeitá-la (A Própria Sabedoria), sem antes buscar observá-la?

Se Deus é o Próprio “Logos”, como prefigura as escrituras sagradas, seria possível falar numa teologia sem considerarmos a possibilidade de uma “filosofia Cristã”?

Penso eu que, se Deus existe e é a Própria Sabedoria não haveria problema na revelação, já que quem melhor que A Própria “Sophia” para revelar a verdade a cerca de si mesma? E se Deus não existe, penso que não deveria haver problema quanto à revelação, pois caso houvesse tal possibilidade de Deus não Ser não haveria “revelação”, e, portanto seria uma mera habilidade do raciocínio humano.

Partindo de tal pensamento podemos concluir que, podemos sim falar numa “Filosofia Cristã” e que ‘as escolásticas desenvolvidas durante a Idade Média’ merecem realmente o título de “filosofia”.

Rafaella Silveira Sucupira da Costa.

2 comentários:

  1. Como você mesmo falou, sendo Deus o próprio verbo, acredito que Ele é a essência da sabedoria, sem Ele nada seria ou existiria.
    Seriamos apenas "coisas" irracionais, por que pra mim nem "seres" seriamos.
    Uma coisa que me faz estar mais perto do criador é a certeza de que a cada vez que eu me achego a Ele, Ele se revela a mim, em Sua sabedoria, de maneira especial e isso vai além da sabedoria humana.
    É fé.
    E sem isso é impossível se aproximar de Deus, porém quando nós a obtemos esta nos faz dividir-se entre razão e emoção. Ela mata a possibilidade de racionalidade humana. Mas graças a Deus por isso ... só assim a gente reconhece que necessita mais dEle.
    =D

    ResponderExcluir
  2. Neto Apolinário,
    Fico grata pela visita!!!!!!!!!
    Espero que minhas postagens contribuam significativamente em tua vida!!!!!!!!
    Desejo-te tudo de bom!!!!!!!!!!!
    Abraço!!!!

    ResponderExcluir